Através de ferramentas de inteligência de fontes abertas, os Policiais Civis descobriram que um local destinado ao ritual religioso denominado Santo Daime – onde os adeptos do consumo do chá Ayahuasca costumam se reunir – também estava sendo utilizado para plantio de drogas.

Roberto Naborfazan

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Alto Paraíso Goiás, prendeu na tarde desta segunda-feira, 14, em flagrante, o suposto autor pelo crime de cultivo de plantas para o tráfico de drogas.

Através de ferramentas de inteligência de fontes abertas, os Policiais Civis descobriram que um local destinado ao ritual religioso denominado Santo Daime – onde os adeptos do consumo do chá Ayahuasca costumam se reunir – também estava sendo utilizado para plantio de drogas.

Operação da Polícia Civil encontrou maconha do tipo Skank (também conhecida como supermaconha e skunk), e além de 22 gramas de sementes da droga. FOTO: Divulgação Polícia Civil.

Durante a operação a equipe de policiais civis apreenderam no local investigado 920 gramas de maconha, do tipo Skank (também conhecida como supermaconha e skunk), em diferentes estágios de desenvolvimento, além de milhares de sementes de maconha, totalizando 22 gramas. O dono do local assumiu a propriedade do entorpecente.

Diante dos fatos, foi realizada a lavratura do auto de prisão em flagrante pelo delito previsto no artigo 33, § 1º, inciso II, da Lei 11.343/2006, bem como abertura de Inquérito Policial para apuração do crime previsto no artigo 268 do Código Penal, vez que Resolução n° 1 de 25 de janeiro de 2010 do CONAD – que dispões sobre normas e procedimentos compatíveis com o uso religioso da Ayahuasca – dispõe que devem-se evitar práticas que possam pôr em risco a legitimidade do uso religioso tradicionalmente reconhecido e protegido pelo Estado brasileiro, incluindo-se aí o uso da Ayahuasca, associado a substâncias psicoativas ilícitas ou fora do ambiente ritualístico.

Segundo informações obtidas pelo Jornal O VETOR, as pessoas envolvidas são muito conhecidas na cidade e o local onde a droga foi localizada é frequentado, geralmente, por pessoas com padrão social elevado.

Após a conclusão dos procedimentos e comunicações de praxe, o preso foi recolhido à unidade prisional do município e encontra-se à disposição do Poder Judiciário.

Sob a coordenação do delegado regional, Doutor José Antônio Machado Sena, a 11ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Formosa tem respaldado as ações das delegadas (os) e agentes que trabalham em sua jurisdição, fortalecendo o combate a todo e qualquer tipo de ação criminosa.

“As operações serão realizadas de maneira constante, a fim de reduzir a prática de ilícitos na região da Chapada dos Veadeiros. A Delegacia Regional de Polícia parabeniza o trabalho desempenhado pela equipe de Polícia de Alto Paraíso de Goiás. Eventuais denúncias podem ser encaminhadas através do Whatsapp 062 9 99557291. Nossas equipes farão as investigações necessárias. Estaremos sempre prontos para responder as demandas da população”. Disse à reportagem do Jornal O VETOR o doutor José Antônio Sena.

No caso específico da delegacia de Polícia Civil de Alto Paraíso de Goiás, comandada pela doutora Bárbara Butini, o trabalho tem se intensificado na direção da prisão de pedófilos, traficantes, violência contra a mulher, e na retirada das ruas de ladrões e homicidas, além das demandas cotidianas da comunidade.

As pessoas flagradas hoje pela equipe policial serão indiciadas pelo crime previsto no art. 33 da lei 11343/06 e poderão ser condenadas a uma pena de 05 a 15 anos de reclusão.

***Com informações da ASCOM da 11ª REGIONAL DE FORMOSA – DELEGACIA DE POLÍCIA DE ALTO PARAÍSO DE GOIÁS