Comunidade esperava há 17 anos por esse benefício. Região tem o menor IDH do estado de Goiás. Chegada da energia elétrica leva conforto e desenvolvimento.

Roberto Naborfazan**

Moradores do Assentamento dos Órfãos esperaram durante 17 anos pelo benefício.

A Enel Distribuição Goiás entregou oficialmente na sexta-feira (11) a obra de energização do Assentamento dos Órfãos, beneficiando 92 famílias moradoras da comunidade que está localizada no município de Cavalcante, região da Chapada dos Veadeiros, no nordeste goiano.

Moradores esperaram durante 17 anos pelo benefício. Foram investidos R$ 6,6 milhões na obra de energização do assentamento, que incluiu tanto recursos do programa de universalização do acesso à energia elétrica do Governo Federal como da própria distribuidora.

Para levar energia às famílias, foram construídos 100 quilômetros de novas redes e instalados 1.242 postes. Tudo isso em tempo recorde: seis meses.

“Temos um compromisso com o povo goiano, de universalizar o acesso à energia elétrica até 2022, e a companhia está tratando o atendimento das solicitações de novas conexões rurais como prioridade. A energia elétrica é essencial para o desenvolvimento”, afirma o presidente da Enel Distribuição Goiás, José Nunes.

Segundo a assessoria de comunicação da empresa, a Enel Distribuição Goiás triplicou a média anual de novas conexões rurais e promete zerar a demanda reprimida até 2022.

Para levar energia às famílias, foram construídos 100 quilômetros de novas redes e instalados 1.242 postes.

Novas redes 

Desde que assumiu a distribuição de energia em Goiás, em fevereiro de 2017, a Enel triplicou a média anual de novas conexões rurais, se comparado ao período de controle estatal. A companhia já efetuou cerca de 11 mil novas ligações de energia na zona rural e, somente neste ano, serão realizadas outras 9,6 mil. O compromisso da empresa é de zerar a demanda reprimida por conexões rurais até 2022, que é de aproximadamente 21 mil ligações.

As novas redes estão contribuindo para que a energia chegue a diversas localidades rurais do Estado que ainda viviam sem eletricidade. Além disso, em locais onde é impossível construir redes de distribuição, a companhia está levando energia elétrica por meio de placas fotovoltaicas, com o projeto SIGFI80. Até agora, mais de 190 famílias já receberam o kit SIGFI80, que é composto por painéis solares, controladores, inversor e baterias, além de materiais para instalações internas, com até três lâmpadas, três interruptores e duas tomadas.

*** Com informações da ASCOM da Enel Distribuição Goiás