Forte atuação das Policias Civil e Militar mostram que a região da Chapada dos Veadeiros não é campo livre para venda e consumo de drogas. Traficantes estão sendo monitorados e presos.

Roberto Naborfazan**

L.N. foi preso em flagrante al traficar drogas no distrito de São Jorge. FOTOS: Divulgação Polícia Civil.

Polo para o acesso a vários atrativos turísticos na região de Alto Paraíso de Goiás, na Chapada dos Veadeiros, entre eles o Parque Nacional, o distrito de São Jorge hospeda centenas de turistas em suas maravilhosas pousadas e campings, além de receber, no período da noite, aqueles que se alojam na sede do município ou em seus arredores, para curtir seus bares e restaurantes, que servem bebidas e alimentos variados de muito boa qualidade.

Aproveitando essa enorme movimentação, traficantes de drogas têm se tornado cada vez mais frequentes e ousados no local, fazendo seu comércio ilícito escancaradamente, no meio da rua, alguns vindos de outras cidades, como Brasília-DF, se passando por turistas, mas, na realidade, carregam em suas bagagens diversos tipos de entorpecentes, fomentando uma corrente de dependentes, que em diversas ocasiões fazem desentoar a paz e calmaria da bucólica Vila.

Atenta a essa situação, a 11.ª Delegacia Regional de Polícia Civil – (Formosa), comandada pelo doutor José Antonio Machado Sena, passou a atuar na localidade, através do Grupo Especial de Repressão a Narcóticos (Genarc) de Planaltina – GO, visando cortar o mal pela raiz, ou seja, localizando e prendendo os traficantes.

Tela do celular sendo usada para o consumo de Cocaína.

Na noite de sábado, 19, dentro da operação NARCO BRASIL, a equipe do GENARC efetuou a prisão em flagrante de dois desses indivíduos que traficavam naquela localidade.

Após longo período de monitoramento, a equipe visualizou um elemento que, por diversas vezes, retirava algo do bolso e entregava às pessoas que o interpelavam na praça central do distrito.

Devido a grande movimentação de pessoas no local, a equipe evitou a abordagem imediata ao suspeito e continuou o monitoramento, até que ele se deslocou até uma rua paralela para fornecer drogas a outro indivíduo, ocasião em que foi abordado pela equipe e submetido a busca pessoal. Foram localizadas com o suspeito, identificado como L.N, várias porções de cocaína, haxixe e maconha.

L.N. foi preso e conduzido até a delegacia de Alto Paraíso, onde foi autuado em flagrante por posse e tráfico de drogas.

Após identificação e abordagem ao traficante L.N., a equipe voltou a monitorar indivíduos oriundos de Brasília-DF, que estavam em São Jorge para comercializar drogas.

G.O.A., saiu de Brasília para traficar drogas no distrito de São Jorge. Foi preso e autuado em flagrante pela Polícia Civil.

Durante a sequência do monitoramento, a equipe notou que G.O.A., que trazia consigo uma pochete, por diversas vezes retirava algo da pochete e repassava a terceiras pessoas que se dirigiam até ele.

A equipe manteve o monitoramento do suspeito, até conseguir abordá-lo, no exato momento em que G.O.A. havia acabado de preparar uma porção de cocaína sobre a tela de um celular, para uma terceira pessoa fazer uso.

Submetido a busca pessoal, foram localizadas com o individuo  porções de cocaína, haxixe e drogas sintéticas.

G.O.A também foi preso e conduzido até a delegacia de Alto Paraíso de Goiás.

Com muitas belezas, e uma história brotada no pioneirismo dos garimpeiros, o distrito de São Jorge oferece ao turista; artesanato, artes nos muros e na paredes das casas, na Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, e o ar puro da natureza, emanado do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que tem sua entrada localizada dentro do distrito.

A forte atuação das Policias Civil e Militar em Alto Paraíso de Goiás visa assegurar a segurança e tranquilidade de moradores e visitantes, ao mesmo tempo em que está focada na repressão a criminalidade, em especial ao tráfico de drogas.

*** Com informações da 11.ª DRP.